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O que é e como funciona o funil de vendas?

Conseguir conquistar clientes e aumentar as vendas é um dos maiores objetivos e desafios de uma empresa. Geralmente os problemas para conquistar clientes, a falta de conhecimento sobre o consumidor, a ausência de leads qualificados e pouca habilidade para negociar constituem entraves no desenvolvimento correto da empresa.

Devido a este contexto, surgiu o funil de vendas. Assim, ele consegue desenhar todo o caminho que o consumidor vai percorrer durante todo o processo de compras. Assim e com base neste desenho, podem ser formuladas inúmeras estratégias de Marketing mais eficientes do que as anteriores adotadas. Este percurso rege-se por quatro etapas.

Atrair Tráfego

Este é o primeiro momento onde há um contacto entre a empresa e o utilizador. Muitas vezes este desconhece a marca e por isso essa etapa representa um passo importante no que diz respeito à notoriedade da marca. Para além disso, as pessoas não percebem bem qual a origem e os seus problemas, sendo que nesta fase é importante que a marca desperte nelas a necessidade de resolver alguma coisa.

Conversão de visitantes

Numa segunda fase, o visitante tenta descobrir a resolução dos seus problemas através dos conteúdos disponibilizados pela empresa. Esses materiais demonstram como o problema pode ser resolvido e o que é que o utilizador ganha com a abordagem correta à resolução dos seus problemas 

Relacionar Leads

Os visitantes tornam-se assim leads, isto significa que estão mais propensos a realizar uma compra. Assim, entram em contacto com a empresa e avaliam os resultados dos atuais clientes através dos casos de sucesso. É aqui que o Marketing e as Vendas devem funcionar como um, para que seja possível garantir que a empresa tenha mais probabilidades de fechar o negócio. Desta forma, o Marketing aplica estratégias que qualificam os melhores leads, já que consegue compreender as suas verdadeiras necessidades e a equipa comercial finaliza a venda com sucesso.

Vender oportunidades

O relacionamento entre a empresa e o cliente continua depois da constituição da venda através de um suporte dado ao consumidor. Assim, tutoriais de explicação de funcionamento mais eficiente de produto, canais para tirar dúvidas ou contactar com reclamações e também questionários de satisfação, são formas de manter o contacto com o cliente e perceber o nível de satisfação do mesmo com o produto vendido ou serviço prestado.

Que vantagens traz o funil de vendas para a empresa?

O Funil de vendas traz inúmeras vantagens para a empresa, e é nisso que o Foguetão o vai ajudar.

Fortalecendo o relacionamento com o cliente

Ao concluir quais são as necessidades e problemas dos potenciais clientes, a empresa é capaz de oferecer a melhor solução. Assim, dá todo o suporte necessário, do início até depois da venda aproximando o cliente e fortalecendo o relacionamento.

Melhora a gestão de empresa

Através do funil de vendas, é possível elaborar estratégias mais específicas através da compreensão do funcionamento da jornada de compras. 

Aumenta a produtividade

Além de várias ações que são aplicadas de acordo com o perfil dos potenciais clientes, as funções dos colaboradores são bem definidas ao longo do funil de vendas. A equipa de Marketing é responsável pela qualificação de leads e por outro lado, a comercial concretiza as vendas, melhorando a satisfação dos profissionais e consequentemente, a sua produtividade.

Gera oportunidades

No funil de vendas, é possível acompanhar a etapa em que o lead está e aliando a isso o histórico de relacionamento do cliente com a empresa. Assim, a equipa é capaz de definir a melhor abordagem para cada um, aumentando e melhorando as oportunidades de concretização de vendas.

Resultados previsíveis

Quando a empresa sabe qual é o caminho que o cliente faz até concretizar a compra, torna-se mais fácil de traçar um plano de ação que tenha as estratégias mais adequadas para abordá-lo da melhor forma. Assim, os colaboradores sabem o que fazer, como fazer e quando fazer, tornando possível alcançar os resultados anteriormente traçados, ou seja, resultados previsíveis.

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