A psicologia das cores consiste no estudo que revele como o cérebro identifica e entende as várias cores, sendo que cada ser humano interpreta as cores à sua maneira. Cada cor desperta emoções, sentimentos e desejos, sendo que é muito importante para o Marketing. Cada produto é interpretado pelo consumidor de uma forma diferente e que pode estimular ou dificultar a compra.
As cores são vistas por homens e mulheres de formas diferentes, já que as mulheres vêm um leque maior de cores. No entanto é consensual que a utilização de castanho e cor de laranja não é vantajoso nem bem visto por ambos os sexos, já a cor azul agrada ambos os sexos
- Amarelo: normalmente uma cor utilizada para atrair a atenção do consumidor já que é uma cor jovem e otimista.
- Vermelho: é uma cor que transmite energia, e sensação de urgência, sendo muitas vezes utilizado para alertar sobre promoções e liquidações
- Azul: cria uma sensação de confiança e segurança, utilizado muitas vezes em negócios e bancos.
- Verde: é associado geralmente a riqueza, e utilizado para ajudar as pessoas a relaxar, já que é a cor que os olhos processam de melhor forma
- Cor de laranja: é considerada uma cor bem agressiva e normalmente é utilizada para uma “call to action”
- Cor de rosa: uma cor virada principalmente para as mulheres, já que a ela está associado o romantismo e feminismo.
- Preto: é uma cor considerada luxuosa e poderosa, sendo muitas vezes utilizada para marcas de topo.
- Roxo: normalmente é uma cor utilizada para acalmar e está associado a produtos de beleza e de rejuvenescimento.
Agora que já tem informação sobre as cores utilizadas e o que elas significam na sua maioria, pode adaptar a sua imagem ao seu mercado da forma mais correta e adequada.