O público alvo é um grupo de consumidores com caraterísticas em comum, que a empresa identifica no mercado e para quem direciona as suas campanhas. O mercado é separado por segmentos com perfil semelhante, de acordo com algumas caraterísticas demográficas, comportamentais e psicológicas como a idade, a escolaridade e o estilo de vida, que vai influenciar a empresa a definir o caminho e a estratégia que querem utilizar.
Através de estudos de mercado, as empresas selecionam o público alvo que lhes é mais conveniente para que as probabilidades de fechar a venda sejam maiores.
Mas para quê definir o público alvo?
- Criar campanhas mais eficientes
- Comunicar melhor com o público
- Aproveitar melhor as oportunidades
- Definir um posicionamento diferenciador no mercado e perante os concorrentes
Ao perceber o público alvo adequado à minha marca, vou ser capaz de traçar uma campanha que leve mais facilmente o utilizador a efetuar uma compra, bem como comunicar de forma mais eficaz com o meu público, através de linguagem própria e adequada.
Desta forma é possível aproveitar melhor as oportunidades para que seja possível criar soluções para as necessidades do público alvo e consequentemente conseguir um posicionamento diferenciador quer no mercado quer perante os concorrentes, através da rapidez de solução de necessidades e da eficácia da empresa.