A publicidade online difere da publicidade tradicional já que é a divulgação da marca, produto ou serviço através das ferramentas disponíveis online. Há inúmeras formas de publicidade online e as keywords e técnicas de SEO não devem ser esquecidas.
A publicidade online pode ser paga ou gratuita, no entanto acaba ser por envolver algum investimento. Há a publicidade orgânica e a publicidade paga que tem inúmeros benefícios para as empresas, já que pode ser direcionada para vários públicos e é facilmente ajustada conforme o orçamento. Por outro lado, vai aumentar o reconhecimento da marca e também atingir com maior facilidade o seu público alvo.
A publicidade orgânica consiste exatamente no oposto da publicidade paga, já que não envolve um custo propriamente dito. A publicidade orgânica é conseguida através da criação de conteúdo e visa atrair clientes.
É muito importante ter em conta a publicidade que se faz para que o utilizador não se sinta enganado. A forma como se comunica a publicidade e também a forma como ela é escrita deve ser estudada e estruturada, para que a empresa não corra o risco de fazer algo que futuramente vai fazer os clientes sentirem-se extremamente enganados o que vai trazer contrapartidas para a marca.