Skip links

Como iniciar uma carreira de freelancer?

A decisão de trabalhar por conta própria, embora tenha algumas vantagens como a liberdade, rentabilidade e desenvolvimento pessoal, acarreta também muitos desafios.

Apesar de tudo, ser freelancer exige alguns aspetos, e quando se está a começar uma carreira nesta área, deve seguir-se alguns passos básicos para conseguir atingir o topo.

Ganhar experiência e construir o portfólio: inicialmente, a carreira de freelancer é um ótimo momento para ganhar experiência e enriquecer o portfólio, já que normalmente a quantidade de procura é baixa e pode levar algum tempo até aumentar. Desta forma, é essencial desenvolver as suas habilidades através de cursos ou formações.

Fazer um plano financeiro para o negócio: o plano financeiro é uma etapa essencial para quem quer trabalhar como freelancer e ser totalmente independente. Aqui é importante não misturar os custos do negócio com as despesas da vida pessoal, e criar uma reserva de dinheiro para o seu futuro e para aprender a lidar com as épocas onde existe menos trabalho.

Defina uma tabela de preços para os seus serviços: a precificação dos serviços é uma das tarefas mais difíceis que um freelancer precisa de definir no início de carreira. São muitas as dúvidas, no entanto, os seus preços devem ter em conta a valorização do seu tempo, da qualidade das entregas e das suas metas de faturação mensal.

Conquiste a confiança dos potenciais clientes: Conquistar a confiança dos seus potenciais clientes é um passo crucial para se tornar num bom freelancer. Para isso, além de enriquecer o seu portfólio e mostrar que tem experiência nas áreas de atuação, deve também estudar os problemas e conhecer de perto os objetivos do cliente.