A identidade visual de uma marca é atualmente, muito valorizada. É importante para uma empresa comunicar a sua imagem corporativa, no site e fora dele. Um logótipo é o espelho da marca. O logótipo é o primeiro impacto que os clientes têm da sua marca e é aquilo que representa o seu propósito.
Criar logótipos e cometer alguns erros é normal, já que a tendência é sempre para tirar ideias de outros logótipos, o que impede muitas vezes de dar asas à imaginação. Aqui em baixo, vamos dar alguns exemplos daquilo que são os erros mais comuns na criação de um logótipo.
Criar um logótipo às cegas
Sem dúvida que o primeiro passo para a criação de um logótipo é perceber qual é a mensagem que se deseja transmitir. Tudo depende do tipo de negócio e do público alvo: é importantante, por isso, definir a mensagem a passar aos clientes e trabalhar em torno dessa ideia, criando vários modelos.
Prender-se às tendências
Após uma pesquisa, vai encontrar todos os tipos de tendências de design presentes na atualidade. Isso poderá levá-lo a cair na tentação de seguir uma dessas tendências o que pode ser um erro, já que as tendências vão e vêm e acabam por se tornar num cliché com o passar do tempo. O nosso conselho é por isso, que utilize cores neutras e uma fonte legível. O logótipo deve ser intemporal e criar uma identidade única aos olhos do seu cliente.
Esquecer o público alvo que a sua marca representa
O público-alvo tem tudo a ver com o seu logótipo e por isso, considere-o sempre em cada parte do processo, para que o resultado final vá de encontro com a sua audiência.
Escolher fontes aleatórias
Um dos maiores erros cometidos é escolher a primeira fonte que aparece. As várias fontes têm inúmeros significados e quando se trata da utilização de uma fonte na criação de um logótipo, deve seguir-se aquele que mais se adequa e transmite uma mensagem positiva aos clientes.
Usar a primeira cor que lhe aparece
Quando falamos de cor, não falamos apenas daquilo que vemos, falamos também dos sentidos e emoções que elas fazem despertar. Quando vai criar um logótipo deve ter atenção este fator, já que as cores vão suscitar no seu público algum tipo de sentimento e mensagem sobre a marca. Limite-se à escolha de três cores para evitar confusão na sua imagem.
Mau posicionamento
O objetivo do logótipo é estar presente em todos os lugares associados à sua marca. No entanto, muitas vezes é posicionado de forma aleatória. Temos o exemplo dos logótipos no centro de uma página web e também daqueles que preenchem toda a largura de um cartão de visita. Antes de começar a personalizar a sua marca, visualize mentalmente o resultado final. Experimente e teste diferentes posições, layouts e tamanho e no final decida o posicionamento.
Depois destas dicas, já não existem desculpas para não fazer um logótipo à sua medida e dimensão.
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