Se você já ouviu falar do marketing, já deve ter escutado o termo “buzz marketing”, também conhecido como “boca-a-boca”. Ele envolve que as pessoas conversem sobre um assunto – que boa parte das vezes é um interesse em comum que envolve: gastronomia, viagens, moda, filmes ou outros assuntos que elas tenham em comum.
Muitas vezes, o marketing boca-a-boca consegue ser muito mais persuasivo do que qualquer outro, e o motivo é simples: as pessoas confiam muito mais em outras pessoas do que em publicidade. A opinião das pessoas no momento de indicarem um produto, filme, livro é importante pois é um consumidor real falando – bem ou mal – sobre um produto do qual testaram, e não a empresa dizendo que o produto delas é melhor que o do concorrente por uma ou outra razão.
As pessoas em geral conversam todos os dias, tanto no online quanto no offline, mas dados mostram que apesar das pessoas passarem muito tempo na vida online nos dias atuais, uma pesquisa feita pela Keller Fay Group, revelou que a percentagem de buzz marketing online é de apenas 7%. Parece pouco pois estamos cada dia mais ligados na internet e no mundo digital, mas, se formos analisar o dia de modo geral das pessoas é simples de perceber: um dia tem 24 horas, e a média mundial de uso diário da internet é de 2 horas por dia. Ou seja, a maioria do boca-a-boca acontece no offline.
Blendtec: do normal ao viral
Trouxemos aqui um caso retirado do livro de Jonah Berger, “Contágio: porque as coisas se tornam virais”, onde ele conta um acontecimento da empresa Blendtec.
Jonah em seu livro conta a história sobre o dia em que o recém-contratado diretor de marketing da Blendtec, George Wrigth, chegou a fábrica e viu um monte de serragem espalhada pelo chão. Por não estarem a fazer obras, aquilo trouxe um certo estranhamento e foi perguntar sobre o que se tratava aquela serragem toda. A explicação para a serragem era simples: Tom Dickson, o dono da marca de liquidificadores, colocava objetos dentro de seus produtos para testar sua qualidade e força, e os objetos eram tábuas e entre outros.
George vendo isso teve uma ideia: pegou 50 dólares, comprou 50 bolinhas de gude, bolas de golfe e um ancinho. Posicionou uma câmara e filmaram os objetos, um a um, se tornarem pó diante da câmara. Logo após filmarem, colocaram os vídeos no YouTube e logo na primeira semana tiveram cerca de 6 milhões de visualizações, se tornando um grande viral em 2006.
A receita em vendas de liquidificadores da Blendtec aumentaram em 700%.
Isso acontece, pois, as pessoas ao verem os vídeos, mostraram a outras pessoas, e a partir desse momento acontece o buzz marketing: as pessoas começaram a falar mais e mais da marca.
Mas qual a importância então de saber sobre o Buzz Marketing?
A resposta é simples: é perceber como ele pode afetar o seu negócio.
É por isso que quando lançamos um produto, é muito importante perceber como o público reage a ele ou as campanhas do produto. A frase “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” pode até ser engraçada, mas não quando se trata do seu negócio!
Para perceber como falam da sua empresa, organize grupos de foco, faça pesquisas de campo, entreviste consumidores, pesquise o nome do negócio na internet e veja sempre os fóruns de discussão. É muito importante perceber a realidade da opinião delas e com elas podem interferir diretamente no seu produto. Não é a toa que em 1985, após muitas reclamações sobre a Coca- Cola mudar sua fórmula, que a empresa voltou atrás para a antiga versão. Opiniões interferem em vendas, na perceção do consumidor e em seu posicionamento no mercado.
As redes sociais também são um fator importante, pois elas são conversas diretas e indiretas entre seus consumidores, e muitas das vezes, elas têm um grande impacto em outros consumidores pelo fato de poderem ser tornar opiniões virais através dos compartilhamentos e até mesmo os influencers.