O mercado está cada dia mais extenso, mas, o que poucas empresas com muitos clientes às vezes não sabem é como comunicar e para quem direcionar a comunicação a esse mercado, por isso é cada dia mais importante encontrar o seu nicho no mercado.
O nicho consiste em um grupo seleto de consumidores em um mercado generalizado. Vamos a um exemplo:
A sua marca tem um estilo de roupas. O estilo é mais direcionado a jovens entre seus 15-25 anos. Como perceber desses jovens de 15-25 anos quem compraria a sua marca de roupas?
É simples: estudando o comportamento do seu nicho.
– Onde eles compram?
– De que forma eles usam as peças?
– Eles são grandes adeptos das compras online ou preferem ir as lojas experimentar as peças?
– Qual o poder de compra desse nicho?
– Os de 15 anos compras as mesmas peças que os de 25 anos?
Estas são algumas perguntas que a sua marca tem de perceber no momento de comunicar e distribuir os seus produtos. Essas são perguntas essenciais para se perceber como criar a comunicação da sua empresa para o seu nicho. A verdade é que nunca existe um único nicho e um único tipo de comunicação dentro da mesma marca.
CASE STUDY: Eletronic Arts
Um exemplo que podemos citar é a Eletronic Arts. A marca tem dentro de seu portefólio extenso de jogos produzidos, mas com tantos jogos, sua comunicação não pode ser a mesma para os vários tipos de público que querem atingir. Sendo assim, a marca em seu site tem a biblioteca com várias categorias, onde nela tem plataformas para se jogar, classificação etária, géneros e modos de jogo.
As comunicações com os jogadores nas publicidades são completamente diferentes. Trouxemos aqui duas publicidades dois jogos com diferentes propostas.
A diferença de comunicação muda de acordo com o público que a empresa quer cativar com a sua publicidade. O público do FIFA é mais energético e abrange idades muito diversificadas, já o Unravel Two é para um público mais infantil, portanto sua comunicação é mais direcionada ao nicho, mostrando cenas do jogo e um shortfilm logo no começo do trailer.