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O que podemos aprender com o Shark Tank?

Antes de mais, vamos explicar o que é o Shark Tank.

O Shark Tank é um programa televisivo que surgiu nos Estados Unidos em 2009, e atualmente tem versões ao redor do mundo como no Brasil, no México, no Vietname e mais.

O programa funciona da seguinte forma:
Um grupo de investidores procuram um novo negócio para investir, empreendedores realizam um pitch e explicam como funciona seu negócio e o que precisam para o levar para frente. Os “sharks” – como são chamados os investidores – ou aceitam a proposta dada pelo empreendedor ou dão uma contraproposta.

 

Mas por que é importante esse programa e por que temos de aprender com ele?

O que se consegue perceber em alguns episódios são os erros dos empreendedores – seja por nervosismo ou falta de preparação do pitch – e isso compromete totalmente a perceção que o investidor tem do negócio, fazendo com que algumas vezes os empreendedores saiam sem nenhuma proposta.

Pensando nisso, trouxemos aqui lições que podemos tirar com o Shark Tank e como levá-las para o seu negócio.

  1. Entender tudo sobre seu negócio e seu mercado.

Se faça essas perguntas:

– Onde meu consumidor está? No online ou no offline?
– Quais são as dores do meu cliente?
– Por que minha empresa existe?
– Qual o meu custo de produção e como estimar?

Essas são algumas das perguntas que são essenciais saber responder com o máximo de detalhes possíveis para conseguir ter especificado tudo sobre seu negócio. Essas perguntas levam o empreendedor a perceber como atuar no mercado e ajudar seu negócio chegar até o seu consumidor.

Mas atenção: é importante antes de tudo realizar pesquisas de mercado e se possível, retirar dados primários sobre o mesmo, isso pode te trazer perspetivas únicas sobre a relação “seu negócio x mercado atual”.

  1. Ter perspectivas futuras

Onde você quer que seu negócio esteja daqui 1 ano? E daqui 5 anos? Quais os planos para bater as metas anuais do seu negócio? Essas são perguntas que podem mudar o modelo negócio da sua empresa.

Quando falamos em ter perspetivas futuras não quer dizer que você tem de ter um plano e o seguir à risca, até porque imprevistos acontecem (como por exemplo a pandemia do COVID-19).

Porém, ter essa noção do que quer no futuro pode ajudar a construir planos operacionais e estratégicos que ajudem a empresa ir mais longe e incluir possíveis imprevistos e como reagir a eles.

  1. Saber negociar

Negociar vai além de números. É um pouco sobre sua atitude no momento de os dizer. Negociações não são fáceis e não existem regras no ato de negociar, mas saber negociar é inclusive saber expressar aquilo que quer do outro lado e como quer.

Saber se comunicar com um investidor é essencial para que tudo corra bem.

A melhor dica que se pode seguir é fazer um bom pitch e se preparar para quaisquer eventuais perguntas que possam ser feitas sobre seu negócio.

Existem livros sobre negociações como por exemplo “Como chegar ao sim” de Robert Fisher e William Ury e “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini. Esses livros podem ser de grande ajuda para aqueles que não fazem ideia de por onde começar uma negociação ou como deve se portar diante de uma. Inclusive, são bons para que o empreendedor entenda como convencer o investidor a investir em seu negócio e sentir que fez uma boa escolha no final.

Vale lembrar que negociações também acontecem sempre em momentos de vendas com seus clientes.

  1. Fazer um bom pitch

Apresentar seu negócio pode ser um tanto complicado quando se tem pouco tempo. Geralmente, um pitch tem duração máxima de 5-7 minutos e nele deve conter todas as informações necessárias para que os investidores saibam onde estão a investir, ou para os clientes que vão realizar alguma compra importante.

Preparar um pitch bem estruturado com uma ligação lógica entre os pontos e estar pronto para saber responder qualquer pergunta é essencial.

Demonstre confiança e treine bem a apresentação para no momento de apresentar sua empresa não se esqueça de nada importante.

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