Essa é uma regra muito simples, mas que pode fazer muita diferença no seu negócio. Para entender é simples, basta responder essa pergunta:
Em um produto de 33,00€, você prefere um desconto de 20% ou 6,60€?
Pensando rápido, com certeza escolheu os 20%, mas a verdade é que 20% ou 6,60€ de desconto são a mesma coisa, a diferença é que 20 é um número maior que 6,60 e faz com que seu cérebro pense que o desconto é maior quando escolhe os 20%.
Isso se chama a regra dos 100, e funciona da seguinte forma:
Quando um produto custar menos do que 100€, o desconto deve ser mostrado em valores, como por exemplo “20€ de desconto”
Quando um produto custar mais do que 100€, o desconto deve ser mostrado em percentagem, como por exemplo “20% de desconto”
Quem diz sobre essa regra é Jonah Berger, em seu livro “Contágio: O que torna as coisas populares à escala mundial?”
Para conquistar seu consumidor é necessário que você use e abuse dos aspetos visuais, afinal temos de chamar a atenção deles de forma visual, usando por exemplo: tags, placas, posts nas redes sociais e campanhas, de forma que o seu consumidor perceba bem o que está proposto no saldo da sua marca ou produto específico. O que também pode ser bem aproveitado se tratando de produtos de maior procura. Como exemplo: caixas de som, que atualmente são encontradas em muitas casas mundo afora. Seus preços costumam variar dependendo do tamanho, e isso significa que quanto maior, mais cara seria. A partir daí, entende-se que uma tag de desconto de 20% ou até 30% em uma caixa de som de porte médio, chama atenção com mais facilidade.
Entretanto, não se deve aplicar estratégia em produtos que apresentam uma quantidade maior de unidades por um preço menor ou igual ao de costume. Exemplo: Quando se oferecem três barras de chocolate ao preço próximo ou igual ao de duas barras, não há vantagem em se aplicar a percentagem em desconto.