Com o marketing cada dia mais pessoal e personalizado, as marcas sempre escolhem mostrar um atendimento cada vez mais único a seus clientes. E como hoje é dia mundial da Nutella, queremos falar sobre como a marca já está trabalhando nesse marketing mais personalizado com seus clientes há algum tempo.
Em 2013, a Nutella holandesa fez uma campanha onde era possível ir até o Facebook da marca e solicitar um rótulo com seu nome para seu pote de Nutella. Após solicitarem, os clientes recebiam uma carta e dois rótulos personalizados.

A tradução da carta diz:
“Caro fã de Nutella.
Aqui está! Seu próprio rótulo para seu pote de Nutella. E enviamos não uma, mas duas etiquetas. Porque sabemos que os nossos fãs gostam de algo extra 😉
Cole rapidamente seu rótulo em seu pote de 630g de Nutella e mostre para seus amigos. Espere causar impacto. Você também causará impacto em nós se compartilhar uma foto do seu pote em nossa página do Facebook!
Você sabia que agora existe um site onde você pode descobrir tudo sobre Nutella? Receitas, histórias dos nossos fãs, gadgets e outras dicas saborosas de Nutella. Venha rápido e veja aqui (tudo com nutella).
Que bom que você participou!
A equipe Nutella.”
O marketing personalizado é importante para uma empresa conseguir se conectar mais com seu cliente e fazer com que ele se sinta mais integrado à marca, ajudando a criar a sua base de fãs e apreciadores.
Porém, já houveram casos onde a personalização dos rótulos foi um problema. Em 2015 uma mãe de uma menina de 5 anos chamada Isis solicitou à marca um rótulo para sua filha pois a queria fazer uma surpresa, porém, teve seu pedido recusado pela marca que de acordo com eles, esse era um nome proibido pois ISIS é a denominação de Estado Islâmico em inglês.
Em 2015, a Nutella Brasil personalizou seus rótulos colocando nomes de cidades brasileiras.

No período da campanha, a empresa disse que realizou a campanha para retribuir o amor que seus consumidores brasileiros têm pela marca.